28 setembro 2015

Dicas para professores do Maternal

·  Com o objetivo de controlar os esfíncteres do aluno, orienta-se o professor que estimule e incentive a criança de forma tranquila e gradativa. 
·  Elabore atividades que aborde a higiene bucal  e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental.Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada. 
·  No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto.
·  Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. 
·  Conte histórias infantis, porém curtas. 
·  Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo. 
·  Incentive e desenvolva a fala, conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de sua linguagem. 
·  Trabalhe com garatujas, utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos. 

·  Aplique atividades com traçados simples  (desenvolvendo a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas:círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça.


Um comentário:

Beatriz Paulistana disse...

Boa tarde amiga Marilyn!
Nos conhecemos através do grupo no WhatsApp. E vim aqui conhecer seu cantinho, me encantei com tanto conteúdo. E quanto as dicas, são realmente ótimas, já trabalhei com maternal...sinto saudades, hoje trabalho com alunos do 2º período, e muitas das dicas aqui deixadas ainda se encaixam para eles.
Obrigada por compartilhar!!!
Que Deus continue a nos abençoar sempre!!!
Bjokas...da Bia!!!

Pesquise sem acento e sem pontuação...

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...